(011) 3661-6863 | (011) 3237-0707 | WhatsApp: (011) 98318-7195

Blog

Fique por dentro das novidades da Oftalmologia Higienópolis

O lacrimejamento na criança ou a obstrução das vias lacrimais no bebê, que ocorre desde o nascimento, é conhecida como obstrução congênita das vias lacrimais. Podemos diagnosticar esta patologia se observarmos os olhinhos do bebê sempre com aspecto “molhado” ou com constante secreção. Pode ocorrer em ambos os lados ou ser unilateral.

Qual a causa do lacrimejamento na criança?

A obstrução do canal lacrimal geralmente é causada por um processo inflamatório ou mesmo congênito, ou seja, é uma característica adquirida pelo bebê no período de tempo no qual permaneceu em gestação.

E quais os sintomas?

O principal sintoma é o lacrimejamento constante, geralmente unilateral. Quando o canal lacrimal fica muito tempo obstruído, pode haver inflamação ou infecção, pois a lágrima permanece retida por um período muito longo. Nesse caso, o local da inflamação – canto interno e inferior do olho, próximo à base do nariz – fica vermelho, inchado e dolorido. Em alguns casos há saída de secreção purulenta pelo orifício de entrada do canal lacrimal.

Como tratar o lacrimejamento?

O tratamento até os 7 meses de vida, na maioria das vezes, deve ser a observação e massagem no local do saco lacrimal (canto interno dos olhos), salvo exceções.

A partir dos 7 ou 12 meses de vida, a persistência deve ser tratada, uma vez que causar danos aos olhos como também à própria via lacrimal que vai se tornando ectásica (tortuosa e flácida). O tratamento é uma cirurgia de sondagem da vias que é um procedimento seguro e eficaz e que deve ser realizado sob anestesia. O procedimento deve ser realizado nos primeiros anos de vida, mas casos mais tardios também podem se beneficiar. Em casos mais graves, outros procedimentos devem ser realizados, como a intubação da via com silicone ou expansão intra ductal com dilatadores pneumáticos.


Tem mais dúvidas?

Clique aqui e saiba mais


Gostaria de agendar uma consulta conosco?

Clique aqui e entre em contato por WhatsApp