(011) 3661-6863 | (011) 3237-0707 | WhatsApp: (011) 98318-7195

Fique por dentro das novidades da Oftalmologia Higienópolis

Mitos e Verdades sobre o Glaucoma

A Dra. Daniela Raposo separou mitos e verdades sobre o Glaucoma. Então, se você tem dúvidas sobre esta doença, considerada uma das principais causas da baixa visão e cegueira no mundo, confira!

Mitos e Verdades sobre o Glaucoma

Pessoas de qualquer idade podem desenvolver glaucoma.

🟩 Verdade. O glaucoma acomete principalmente os idosos acima dos 60 anos, mas também pode se manifestar em jovens, crianças e até mesmo recém-nascidos, conhecido como glaucoma congênito.

Glaucoma pode levar à cegueira.

🟩 Verdade. Se não for tratado, o Glaucoma vai destruindo a visão progressivamente, podendo atingir a visão central e levar à perda total. Por isso é muito importante o acompanhamento médico desde o início, principalmente se o paciente já notar uma diminuição do campo de visão periférico, que é onde o glaucoma começa a manifestar as perdas.

O glaucoma acontece somente quando a pressão ocular se encontra elevada

🟥 Mito. Nem sempre isso é verdade. Na maioria das vezes, o glaucoma se deve sim ao aumento da pressão ocular, que ocorre devido a uma deficiência na drenagem do humor aquoso, líquido produzido e que circula dentro do olho. Alguns pacientes, mesmo apresentando pressão ocular elevada, não desenvolvem glaucoma, assim como outros manifestam a doença mesmo com pressão ocular dentro da normalidade. Então o importante é acompanhar o caso.

Existe cura para o glaucoma.

🟥 Mito! O glaucoma é uma doença crônica, que não tem cura, mas tem controle com tratamento adequado e individualizado para cada caso. O objetivo do tratamento é retardar o avanço da doença. Lembrando que, caso parte da visão já tenha sido afetada ou até perdida, ela não poderá ser recuperada.

Quem enxerga bem não tem glaucoma.

🟥 Mito. O glaucoma é uma doença silenciosa. As perdas visuais também podem acabar sendo mascaradas pelo cérebro, que une a visão de ambos os olhos e compensa possíveis falhas automaticamente, dificultando a detecção.

A melhor forma de prevenção contra o Glaucoma é o check-up oftalmológico.

🟩 Verdade! Esta é a melhor forma de prevenção contra o glaucoma, pois só assim a doença pode ser diagnosticada e tratada precocemente. Pessoas com fatores de risco para glaucoma como afrodescendentes, antecedentes de glaucoma na família, idade avançada, míopes, usuários de corticoides e diabéticos devem ter o cuidado redobrado.

Lembre-se de agendar o seu check-up oftalmológico e manter a qualidade da sua visão em dia.

Clique aqui e fale com a gente