(011) 3661-6863 | (011) 3237-0707 | WhatsApp: (011) 98318-7195

Blog

Fique por dentro das novidades da Oftalmologia Higienópolis

Problemas relacionados ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos (celular, tablets) e computadores.

O uso intensivo de dispositivos eletrônicos pode afetar as estruturas do seu olho devido a frequência de luz azul emitida. O número de pessoas que buscam o consultório com queixas de visão turva e vista embaçada aumentou principalmente nos jovens e adolescentes. Isso pode ser explicado pela facilidade de acesso aos dispositivos móveis e ao aumento da frequência e dependência da internet.

De acordo com a 29º Pesquisa anual de uso de Tecnologia de Informação (TI) feita pela Fundação Getúlio Vargas (2018) o Brasil possui 220 milhões de celulares inteligentes (smartphones). Se somarmos as quantidades de celulares, computadores, notebooks e tablets esse número passa para 394 milhões, ou seja, no Brasil existem 1,9 dispositivos por habitante. Segundo o Comitê Gestor de Internet no Brasil em sua pesquisa de 2017, 49% das pessoas acessaram a internet pelo celular. A frequência de uso da internet pelo celular saltou de 53% em 2008 para 87% em 2017.

Segundo Dr. Roberto Murad Vessani o prejuízo causado pelo uso excessivo de dispositivos móveis e computadores vai além da emissão de luz artificial que causa danos a médio prazo devemos também levar em consideração o comportamento das pessoas ao utilizarem os dispositivos o que pode aumentarão da mais as chances de problemas oculares. Segundo Dr. Roberto “Ao permanecerem muitas horas usando esses equipamentos os músculos dos olhos ficam contraídos por muitas horas para conseguir focar em imagens que estão muito perto dos olhos e quando tentamos focar em imagens com distancias maiores os músculos levam mais tempo para relaxar e a visão fica turva, embaçada”.

A taxa de doenças visuais e queixas aumentaram com o aumento do uso abusivo de tecnologias. Assim a recomendação é que as pessoas tenham hábitos mais saudáveis diante dessa nova realidade de consumo de dados via internet com uso de computador e dispositivos móveis. Práticas saudáveis podem reduzir riscos de problemas oculares, dores na coluna, dores de cabeça, além de reduzir sintomas de estresse e ansiedade.

Dicas para manter os olhos saudáveis:
1. A cada 20 minutos olhando direto para o computador ou dispositivos móveis, olhem por 20 minutos para algum objeto que esteja muito longe de você;
2. Lembre-se de piscar os olhos enquanto usa esses aparelhos.
3. Deixas os aparelhos o mais longe possível dos seus olhos;
4. Fazer uma pausa a cada 50 minutos de trabalho diante do computador. Nessas pausas realizar exercícios de relaxamento, respiração, alongamento, caminhada;
5. Lembre-se de piscar várias vezes enquanto usa os equipamentos para evitar o ressecamento;

A última recomendação e uma das mais importantes é que você não faça uso de colírios, pomadas ou produtos naturais nos olhos sem a recomendação de um médico. E antes de aparecer qualquer sintoma ou queixa, procure um oftalmologista anualmente como medida preventiva.

Dr. Roberto Murad Vessani

Dr. Roberto Murad Vessani

Oftalmologista especialista em Glaucoma e Cirurgia de Catarata. CRM-SP 87.190.