(011) 3661-6863 | (011) 3237-0707 | WhatsApp: (011) 98318-7195

Blefaroespasmo Essencial Benigno (BEB)

O que é Blefaroespasmo Essencial Benigno?

O blefaroespasmo essencial benigno (BEB) é uma doença idiopática caracterizada por contrações e espasmos bilaterais repetitivos, espontâneos e involuntários dos músculos palpebrais (pré-tarsal, pré-septal e orbicular) e da parte superior da face (corrugador, prócero), resultando em fechamento palpebral.

Causas e Fatores de Risco

Não se sabe quais são as causas da BEB, porém existem comprovações de que ocorre um aumento da descarga de excitação originada dos gânglios da base. Sua prevalência é de aproximadamente cinco casos em cada 100 mil e há uma preponderância maior de ocorrência em mulheres.

Sintomas do Blefaroespasmo Essencial Benigno

As contrações aparecem durante o sono e pioram em situações de estresse, podendo levar a uma cegueira um período de cegueira funcional. Não existe uma linha evolutiva da doença, no estágio inicial é possível haver períodos em que a pessoa não apresenta sintomas, ou os apresenta de maneira excessiva. Existem relatos que traumas psicológicos desencadeiam crises. Qualquer fator, como luz, estresse, cansaço, dirigir, ler, assistir televisão, podem piorar os espasmos.

Tratamento

Quando descartada qualquer outra causa ocular ou neurológica, o tratamento do blefaroespasmo essencial benigno (BEB) é principalmente a aplicação de toxina botulínica subcutânea. Para obtenção de bons resultados, a aplicação deve ser feita em locais específicos (sobre o tarso, bem próximo ao olho).

ATENÇÃO: Aplicações perioculares realizadas muitas vezes são insuficientes. O uso de neurolépticos, estimulantes da dopamina, anti-histamínicos ou simpaticomiméticos podem potencializar os espasmos.

Nossos médicos especialistas em Plástica Ocular

Dr. Allan C. Pieroni Gonçalves

Oftalmologista especialista em Cirurgia reconstrutiva, reparadora e cosmética das Pálpebras, Vias Lacrimais e Órbita.
Conheça o Dr. Allan

Conheça nossas redes sociais