(011) 3661-6863 | (011) 3237-0707 | WhatsApp: (011) 98318-7195

Calázio

O que é Calázio?

O calázio é um cisto na pálpebra e pode ser confundido com terçol, viúvo, prego ou belezinha, dependendo do local no país.

Calázio

Causas

O calázio pode ser causado pela inflamação das glândulas de Meibômio e não é produzido por bactérias. Pode ser confundido com hordéolo, que possui nomes populares como terçol, viúvo, prego ou belezinha, dependendo do local no país. Diferentemente do calázio, o hordéolo é uma inflamação das glândulas Zeis e Mol, a qual aparece na borda da pálpebra perto dos cílios com sinais típicos de infecção bacteriana (dor, calor e avermelhamento) e geralmente drena e desaparece sozinho.

Sintomas do Calázio

O calázio apresenta inchaço, dor na pálpebra, fotofobia e lacrimejamento. Mesmo quando deixa de ter sinais inflamatórios, ele pode permanecer na pálpebra como granuloma, que aumenta ou diminui de tamanho quando a secreção produzida pela glândula não consegue ser eliminada. Peles oleosas ou situações que favorecem a oleosidade excessiva, como acne rosácea ou blefarite, bem como alguns tipos de erros refracionais (que devem ser pesquisados), facilitam o aparecimento do calázio.

Tratamento do Calázio

O tratamento pode ser feito, em princípio, clinicamente. Com a cronificação do quadro, podemos tratar cirurgicamente ou com injeções de corticóide, ou com a associação destes. A cirurgia muitas vezes é banalizada por pacientes e médicos, porém, se não bem feita, além de não resolver o problema pode piorar o quadro. A realização da cirurgia apenas com anestesia local deve ser recomendada a pacientes mais velhos e pouco ansiosos. Pacientes que apresentam calázios de repetição devem fazer tratamentos sistêmicos mais longos, para melhorar a função de suas glândulas. Pacientes com acne rosácea são grandes candidatos a calázios de repetição.

Conteúdo relacionado

Conheça nossas redes sociais