(011) 3661-6863 | (011) 3237-0707 | WhatsApp: (011) 98318-7195

Linfangioma

O que é Linfagioma?

Linfangioma é um tumor benigno linfático do tipo hamartomas, caracterizado por múltiplas comunicações entre canais linfáticos e espaços císticos. Ocorrem quase que em todas as regiões do corpo sendo mais frequentes no pescoço, axila e região inguinal. Estima-se que cerca de 20% afetam a órbita e anexos oculares.

Causas do Linfagioma

Os linfangiomas são formados por canais ou cistos contendo linfa em seu interior. Na maioria das vezes, malformações linfáticas já estão presentes no nascimento. Brotos das vênulas embrionárias forma sacos linfáticos, os quais se separam das veias originais, desenvolvem-se, unem-se em canais linfáticos e acabam por desembocar no sistema venoso novamente.

Também podem resultar de brotamento aberrante a partir de um saco linfático primordial, quando ocorre uma falha em se reconectar ao sistema venoso.

Sintomas do Linfagioma

São muito variáveis, já que o tamanho e a localização na região orbital também variam. Às vezes, podem passar despercebidos e só serem notados quando a lesão aumenta. Há casos em que, devido ao tamanho, os linfangiomas produzem deformidades ou até perda de visão.

Tratamento do Linfagioma

A preservação da visão e da ambliopia são prioridade quando se discute qual conduta tomar. Contudo, também é importante considerar o desfiguramento cosmético.

O Dr. Allan Pieroni tem um projeto inédito no Brasil para tratar os linfangiomas orbitários através da aplicação intralesional de Bleomicina e Polidocanol. Já tendo apresentado sua pesquisa em congressos, os resultados iniciais, em certos tipos de linfangioma, são animadores.

Nossos médicos especialistas em Órbita

Dr. Allan C. Pieroni Gonçalves

Oftalmologista especialista em Cirurgia reconstrutiva, reparadora e cosmética das Pálpebras, Vias Lacrimais e Órbita.
Conheça o Dr. Allan

Conheça nossas redes sociais