(011) 3661-6863 | (011) 3237-0707 | WhatsApp: (011) 98318-7195

Miopia

O que é Miopia?

Miopia é um distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

miopia

Tipos de Miopia

Podemos classificar os seguintes tipos:

Axial: Causada pelo globo ocular ser mais alongado, com diâmetro ântero-posterior maior que o normal.

Miopia de Curvatura: aumento da curvatura da córnea ou cristalino, trazendo um poder de refração excessivo para um olho de tamanho normal.

Secundária: pode ser associada à catarata nuclear, quando a degeneração do cristalino o seu poder de refração (miopia de índice ou refrativa); pode também ocorrer após trauma ou cirurgia para glaucoma, pelo seu deslocamento anterior do cristalino.

Congênita: alto grau de miopia ao nascimento.

Sintomas

Um dos sintomas que podemos considerar como um dos primeiros de um olho míope é a má visão ao longe, estando a visão ao perto salvaguardada. No entanto, é evidente que se uma pessoa é míope de muitas dioptrias (ou graus), para ver bem de perto, teria que aproximar-se muito, o que é um fator muito cansativo e incômodo. O sintoma que mais é relatado e que com maior frequência anuncia seu aparecimento é a visão turva dos objetos distantes.

Causas da Miopia

Para uma visão mais apurada, o ponto focal dos raios luminosos devem convergir para uma área próxima aos receptores de luminosidade (localizados na retina). No caso da miopia, o ponto focal é formado antes, o que pode acontecer por vários motivos: excesso de poder dióptrico positivo do cristalino; excesso de curvatura da córnea e, por conseguinte, de seu poder dióptrico positivo; excessivo alongamento do globo ocular; e uma combinação dos fatores anteriores.

Tratamento da Miopia

Miopia não é uma doença e portanto não existe uma “cura”. Mas existem vários métodos para corrigi-la:

Óculos: As lentes de óculos para correção da miopia são as lentes ditas negativas ou divergentes (côncavas). Quanto maior o grau mais espessa a lente. O óculos faz com que a imagem que caía antes da retina agora caia exatamente em cima da retina e, com isso, a visão fica nítida.

Lentes de contato: Lentes gelatinosas, rígidas ou permeáveis são opções para a correção da miopia.

Cirurgia de Miopia: O paciente míope é o paciente ideal para a cirurgia refrativa. Mesmo casos em que é constatado astigmatismo associado com miopia são possíveis de serem operados.

Nossos médicos especialistas em Córnea

Dr. Fábio Kenji Matsumoto

Oftalmologista especialista em transplante de Córnea e Doenças Externas Oculares.
Conheça o Dr. Fabio

Nossos médicos especialistas em Catarata

Dr. Roberto Murad Vessani

Oftalmologista especialista em Glaucoma e Cirurgia de Catarata.
Conheça o Dr. Roberto

Nossos médicos especialistas em Glaucoma

Dr. Roberto Murad Vessani

Oftalmologista especialista em Glaucoma e Cirurgia de Catarata.
Conheça o Dr. Roberto

Dra. Daniela Raposo

Oftalmologista especialista em Glaucoma.
Conheça a Dra. Daniela

Conheça nossas redes sociais