(011) 3661-6863 | (011) 3237-0707 | WhatsApp: (011) 98318-7195

Campo Visual Computadorizado

O que é Campo Visual Computadorizado?

É um exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica do indivíduo. Consiste em um exame funcional que quantifica a área espacial percebida pelo olho. Detecta alterações do campo de visão que, na maioria das vezes, são imperceptíveis para o paciente.

Como funciona o Campo Visual Computadorizado

O campo visual é realizado em uma sala com baixa luminosidade, sem necessidade de dilatação pupilar. O paciente fica posicionado em frente a um aparelho que mostrará pontos luminosos com várias intensidades em diversos lugares da cúpula e uma luz central de fixação, a fim de que o paciente não movimente o olho durante o exame. O mesmo deverá acionar uma campainha em resposta ao estímulo percebido. O exame depende exclusivamente das respostas dadas pelo paciente, por isso, é necessária bastante atenção durante todo o procedimento para que o exame fique o mais confiável possível.

ATENÇÃO: Vários fatores podem influenciar no desempenho dos pacientes durante o exame e, por conseguinte, na confiabilidade do resultado obtido, dentre eles: idade, condições físicas gerais, escolaridade, opacidades de meios, ametropias, ambiente em que o exame é realizado, esclarecimentos prévios sobre o funcionamento do mesmo, tipo de campímetro e a estratégia adotada.

Finalidades do Campo Visual Computadorizado

Alterações oculares como glaucoma, retinopatias (oclusões vasculares, coroidites, retinose pigmentar) e maculopatias (por cloroquina, degeneração macular senil), podem ser avaliadas e acompanhadas com este exame. É, também, utilizado nas patologias do sistema nervoso central, como nas lesões isquêmicas, compressivas do trato óptico, neurites, papiledema, traumatismos cranianos; auxiliando o diagnóstico e acompanhamento pelo neurologista.

Em relação ao glaucoma, o campo visual é sabidamente uma ferramenta auxiliar importante, não só no diagnóstico, mas também na avaliação da progressão. Antes da análise de qualquer alteração campimétrica, é fundamental garantir a confiabilidade do exame. Não raro, para se obter um exame de campo visual confiável, é preciso que o paciente repita o procedimento várias vezes, levando-se em consideração o “efeito aprendizado”.

Orientações

• Lembre-se de apresentar ao médico sua última receita de óculos;
• Pacientes que usam lentes de contato podem realizar o exame sem necessidade de remoção das mesmas;
• Pacientes que utilizam pilocarpina (medicamento para tratamento do glaucoma) devem pedir autorização ao médico para suspender o uso três dias antes do exame.

Nossos médicos especialistas em Glaucoma

Dr. Roberto Murad Vessani

Oftalmologista especialista em Glaucoma e Cirurgia de Catarata.
Conheça o Dr. Roberto

Dra. Daniela Raposo

Oftalmologista especialista em Glaucoma.
Conheça a Dra. Daniela

Conheça nossas redes sociais