(011) 3661-6863 | (011) 3237-0707 | WhatsApp: (011) 98318-7195

Adaptação de óculos para crianças

A importância dos óculos para as crianças

O desenvolvimento visual ocorre nos primeiros anos de vida, em geral até os 7 e 8 anos de idade. Até então, a qualidade da visão influencia diretamente no desenvolvimento da área cerebral. Por isso, o uso de óculos na infância tem um papel fundamental e pode interferir diretamente na qualidade visual da vida adulta.

óculos para crianças

Sinais

Lacrimejamento, dor de cabeça, desatenção, perda de interesse em atividades para perto, aproximar-se muito dos objetos ou da televisão, podem ser sinais de que a criança precisa de óculos. Vale lembrar que muitas crianças não apresentam nenhuma queixa e muitas não percebem a diferença de visão que pode existir entre os dois olhos. Por isso é muito importante o exame oftalmológico mesmo em crianças sem sintomas.

Benefícios do uso de óculos para crianças

As principais razões para o uso dos óculos são: melhorar a visão, alinhar os olhos em alguns casos de estrabismo e também auxiliar no tratamento da ambliopia (olho preguiçoso) juntamente com o uso do tampão.

Classificação

Há diferentes razões para o uso dos óculos e diferentes tipos de erros de refração:

A miopia ocorre quando o olho é mais longo que o normal, gerando piora da visão para longe. Como sinais de que a criança pode estar míope, elas costumam se aproximar muito dos objetos para escrever ou assistir televisão, e espremer os olhos para olhar objetos mais distantes. Hoje observa-se um aumento significativo da incidência de miopia no mundo todo, e algumas medidas como o uso de atropina diluída juntamente com o uso de óculos, pode ser utilizada em determinadas crianças.

A hipermetropia ocorre quando o olho é mais curto do que o normal. Em consequência disso toda criança nasce hipermetrope. À medida em que a criança cresce, o olho vai crescendo também e a hipermetropia diminui. Considera-se normal na infância até 3 graus de hipermetropia, se não houver estrabismo associado.

O astigmatismo ocorre quando há diferença na curvatura da superfície ocular, fazendo com que a imagem fique borrada e distorcida. Em geral, de 15% a 30% das crianças tem astigmatismo no 1º ano de vida, mas essa prevalência diminui com o crescimento. Os óculos são prescritos quando o astigmatismo é maior que 1,5 grau ou se houver diferença de grau e eixo entre os dois olhos.

A adaptação do paciente com astigmatismo ao uso dos óculos costuma ser mais difícil do que os outros erros refracionais.

Recomendações importantes sobre óculos para crianças

É preciso lembrar que as crianças que vão necessitar do uso dos óculos precisam correr e brincar sem preocupações, portanto, escolher uma armação resistente e maleável é muito importante. Também é interessante ter um óculos reserva. O comportamento dos pais e familiares é decisivo na adaptação da criança, sendo que podem influenciar de maneira positiva ao tratar a novidade como algo bom e que vai melhorar a visão.

Nossos médicos especialistas em Oftalmopediatria

Dra. Cecília Faria Bertero

Oftalmologista especialista em Estrabismo e Oftalmopediatria.
Conheça a Dra. Cecília

Conheça nossas redes sociais