(011) 3661-6863 | (011) 3237-0707 | WhatsApp: (011) 98318-7195

Blog

Fique por dentro das novidades da Oftalmologia Higienópolis

O tratamento do glaucoma costuma variar em cada paciente tanto em sua fase inicial quanto ao longo do seu acompanhamento. Pacientes com esse diagnóstico eventualmente podem precisar de cirurgia. Atualmente existem diferentes tipos de cirurgia para tratamento do glaucoma, incluindo intervenções com laser.

Em cada caso, o procedimento mais adequado dependerá de vários aspectos como o nível de comprometimento da doença, o histórico de cirurgias oculares prévias e outros. Independente da técnica cirúrgica, o objetivo é a redução da pressão intraocular para auxiliar no controle da doença. Esse objetivo é alcançado pelo aumento da drenagem do fluido do olho ( humor aquoso) ou pela redução da sua produção. É importante lembrar que essas cirurgias não recuperam a visão perdida pelo glaucoma.

A trabeculectomia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados para tratar o glaucoma. Nesse procedimento faz-se a construção de uma nova via de drenagem do humor aquoso na parte superior do olho. O procedimento quando indicado exige um pós-operatório cuidadoso principalmente nas primeiras semanas.

A cirurgia fistulizante antiglaucomatosa com implante de drenagem é um outro procedimento cirúrgico utilizado no tratamento de pacientes com glaucoma que apresentam condição do olho mais complexa (cirurgias prévias de glaucoma ou retina por exemplo)

Dr. Roberto Murad Vessani

Dr. Roberto Murad Vessani

Oftalmologista especialista em Glaucoma e Cirurgia de Catarata. CRM-SP 87.190.